sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O natal chegou cá a casa

Tardou mas chegou. Por norma cá em casa faz a árvore de natal no dia 8 de Dezembro, por ser feriado e estar toda a gente em casa, mas este ano com os preparativos da festa de aniversário do meu irmão e os trabalhos infinitos para o final do meu curso, não houve tempo. 
Esta semana aos poucos começámos a tirar as coisinhas de natal e a decorar. Há um ou dois dias enfeitámos a árvore, ontem colocámos alguns objectos de decoração alusivos ao natal e hoje foi dia de presépio (se bem que este ainda não está acabado).
Todas as semanas temos novos adereços a colocar, ainda faltam os naperons que a minha mãe faz questão de colocar pela casa, faltam as mangueiras de luz nas varandas, o pai natal a trepar pela chaminé e mais umas quantas coisas.
Por cá desde que era criança que a tradição manda fazer-se um presépio, e uma ou duas árvores de natal, por norma eram sempre pinheiros naturais, mas este ano o artificial venceu e veio viver cá para casa. Quando eu e o meu irmão éramos mais novos fazia-se um pequeno presépio, mas ao longo dos anos este foi aumentando e ia apoderando-se da sala. O meu manucho começou a explorar formas de criar um presépio animado e a certa altura, quase metade da nossa sala era presépio, era realmente enorme. Tinha um moinho que rodava, uma cabana do menino Jesus com luz e com música, um rio que tinha nascente e foz em que a água corria mesmo e muitas casas de pedra e madeira que o meu irmão inventava. Entretanto os anos passaram e já não há paciência nem tempo para se fazer aquele espectáculo animado que ocupava horas e horas até ficar pronto.

Este ano fiz o presépio com a ajuda da minha mãe e da minha avó e nem que ficou mal.
Aqui ficam as imagens gente, que acham?












Nenhum comentário: